Infecção hospitalar, saiba quais cuidados devem ser tomados

A infecção em ambiente hospitalar é mais comum do que se imagina, saiba como se prevenir contra o contágio

 

 

A infecção hospitalar é caracterizada por qualquer tipo de infecção contraída no período em que o paciente está internado no ambiente hospitalar, tendo alguns fatores como principais, entre eles a queda da imunidade, desequilíbrio da flora bacteriana e realização de procedimentos médicos. Podemos destacar algumas infecções mais comuns: pneumonia e infecções do sangue, urinária e da pele.

 

A infecção hospitalar atinge cerca de mais de 1 milhão de pacientes, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), somente no Brasil afetam 14% dos pacientes hospitalizados. Porém, metade dos casos poderiam ser evitados, caso fossem tomadas algumas medidas simples, evitando qualquer tipo de contágio.

 

A principal indicação é simples, porém eficaz para a prevenção, é de que sempre exista a higienização das mãos, utilizando água corrente, sabão e álcool 70%. Esse procedimento deve ser feito por profissionais da saúde e familiares do paciente.

 

Além dessa, alguns outros procedimentos podem auxiliar ao evitar a infecção hospitalar:

 

• Ao visitar uma pessoa no hospital não leve flores, elas são bonitas e deixam o ambiente hospitalar mais alegre e perfumado, porém, podem esconder algum inseto, o que expõe o paciente a tipos de infecção
• Caso esteja doente, evite visitar alguém no hospital
• Um sinal positivo de que o local preserva a higiene é a instalação de pias em diversas áreas, inclusive nos quartos

 

A utilização de materiais adequados em ambiente hospitalar é outra forte aliada na prevenção de doenças. A Divino Hospitalar oferece uma gama de produtos especializados para preservar a saúde em ambiente médico, desde cortinas e tapetos a cantoneiras e bate macas, produzidos com alto padrão de qualidade e tecnologia para manter o ambiente sempre saudável e higienizado.

 

Open chat